É apenas sobre a posição que você toma ou há outros fatores em jogo? Isso tem algum tipo de efeito negativo a longo prazo?
Essas são apenas algumas das perguntas que precisam ser respondidas quanto antes. Afinal, se houver alguns efeitos negativos a longo prazo, você precisa corrigir seus hábitos de sono o mais rápido possível. Além disso, este é um problema sério e algo que pode arruinar seriamente sua qualidade de vida. Se a correção for realmente algo simples, você não gostaria de saber a resposta?
Aqui estão vários fatos e regras simples para ajudá-lo a resolver esse problema para sempre.
O que causa dor no ombro?
De onde vem a dor no ombro e no braço depois de dormir de lado? De um modo geral, existem várias causas fisiológicas desta doença. Os mais comuns são:
Lesão do manguito rotador, Bursite do ombro, Síndrome do impacto do ombro, Osteoartrite do ombro, Ombro congelado.
Embora todos os itens listados acima possam acontecer independentemente da sua posição de dormir, a verdade é que uma postura ruim para dormir piora as coisas. A solução é sempre a mesma. Primeiro, você precisa ir ao seu fisioterapeuta preferido, então podemos trabalhar para melhorar seus hábitos de sono.
Por que você tem dor no ombro por dormir na posição errada?
A razão por trás disso é que, enquanto você dorme, a maior parte do peso do seu tronco está no seu ombro.
Embora isso seja algo que você já saiba, também há provas científicas de que sua qualidade de sono afeta a frequência e a intensidade de sua dor no ombro.
A solução para esse problema seria, portanto, adotar uma posição mais confortável para dormir.
Posição ideal para dormir
Uma das soluções mais simples para a dor no ombro de dormir de lado é mover-lo para uma posição mais alta. Tudo o que você precisa é de um pequeno travesseiro que você possa aninhar entre as escápulas enquanto dorme de costas.
Treinando-se para dormir de costas
Para algumas pessoas, dormir de costas é uma missão impossível. Felizmente, você pode treinar para dormir de costas.
Em primeiro lugar, você precisa obter o colchão mais denso, que suporte a posição de deitado. Em segundo lugar, você precisa de um bom travesseiro para obter um suporte adequado para o pescoço. Terceiro, você pode querer adicionar travesseiros extras sob os joelhos e/ou parte inferior das costas. Quarto, se você tiver espaço suficiente, poderá abrir um pouco os braços e as pernas. Dica bônus, você pode até se cercar de travesseiros (construindo uma espécie de fortaleza de travesseiros) para criar uma barreira física para impedir que você se vire.
Claro, alguns podem descrever isso como muito esforço, mas aqueles que acordaram com dor no ombro esta manhã estarão mais do que dispostos a aceitar esse acordo.
Outros benefícios de dormir de costas
Além de apenas ajudá-lo com sua dor nas costas, existem alguns outros benefícios em dormir de costas.
Sua coluna tem um melhor alinhamento Dores de cabeça de tensão são menos prováveis O acúmulo de sinusite é menos provável Menos irritação para a pele do rosto Em outras palavras, é definitivamente um hábito que vale a pena desenvolver.
Além disso, é crucial que você entenda uma coisa – não existe uma posição ideal para o problema no ombro X, que não funcionaria no caso de um problema de dor no ombro Y. A melhor posição de dormir para o impacto do ombro também é a melhor pose para o ombro congelado ou a bursite do ombro. É uma solução universal para o seu problema de dor no ombro (desde que dormir seja o principal problema).
Fale com um profissional
Há mais uma razão pela qual é tão importante que você visite um profissional se esse problema for recorrente. Veja bem, tem muita gente que dorme de lado sem nunca sofrer de dor no ombro. Portanto, ir a uma clínica ou agendar uma consulta com um especialista em ombro é definitivamente a melhor maneira de determinar por que você está sentindo dor no ombro ao dormir.
Fatores de risco adicionais
Vale a pena mencionar que existem algumas doenças e doenças que provavelmente estão causando o agravamento da dor. Por exemplo, ombros congelados também podem ser causados por diabetes, acidente vascular cerebral, distúrbios da tireóide, lesões no ombro, doença de Parkinson e até câncer.
Outros fatores de risco que aumentam a probabilidade de dor no ombro são sua idade, sexo e histórico familiar de doenças como osteoartrite. A inflamação ao redor da articulação e o desequilíbrio muscular do ombro também podem piorar as coisas.
Efeitos a longo prazo
O fato de você acordar com dor no ombro não seria um problema tão grande, se não fosse o fato de que isso pode acontecer de novo e de novo.
Lembre-se, a dor é um sinal de alerta e precisa ser tratada como tal. A dor no ombro duradoura não é normal ou aceitável e você precisa começar a procurar uma solução o mais rápido possível.